terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que orienta minha prática como professora/formadora?

É hora de inovar e renovar, traçar caminhos que possam transcender o inesperado ou o complexo e criar conexões com o ainda não pensado ou o não ousado.
Isabel Cristina Hierro Parolin

A questão da profissionalização dos profissionais da educação é bastante ampla, perpassando múltiplos aspectos, dentre eles a formação, as condições de trabalho, o reconhecimento, a valorização e a ética profissional.
A ética profissional regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão. Segundo Motta , a ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p. 69).
Ela atinge todas as profissões e quando se fala em ética profissional refere-se ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.
A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, correspondem à confiança que é depositada em você.
Nesse sentido, tento basear minha prática na humildade e nas ideias freireanas de que ensinar pressupõe aprender. Tenho como meta profissional a excelência, tentando fazer tudo como muito zelo e profissionalismo, mesmo quando as condições não são muito apropriadas.

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