terça-feira, 18 de agosto de 2009

Considerações sobre o gestar

CONSIDERAÇÕES SOBRE O GESTAR


Pensando em minhas próprias aprendizagens, com muitos caminhos já trilhados, sinto como é trabalhoso, mobilizante e, muitas vezes, ameaçador ter que aprender coisas novas.

Como é sedutor ficarmos com o que já sabemos!

Ana Maria Zenicola



O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II, – é um programa de formação continuada, destinado aos professores da 5ª à 8ª série (do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricas. Tem como objetivos: colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática; contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica; permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competências, para que possamos elevar a qualidade do Ensino de Língua Portuguesa e de Matemática1.

Cada área temática do GESTAR II é composta pelas seguintes publicações:

•1 Guia Geral

•1 Caderno do Formador

•6 Cadernos de Teoria e Prática -TP

•6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno –AAA –versão do professor

•6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno –AAA – versão do aluno (para uso do professor).

O currículo de Língua Portuguesa organiza-se em torno de questões que já, há algum tempo, fundamentam o seu ensino-aprendizagem. Pelo seu alcance, tais questões têm uma função irradiadora, capacitando o professor para a abordagem autônoma de outros pontos do currículo para os dois ciclos em que trabalha. Para se chegar a esse trabalho autônomo do professor, o currículo do Gestar II desenvolve- se em forma de espiral aberta, da qual as questões são retomadas e ampliadas, estabelecendo sempre novas conexões e abordagens. A proposta pedagógica organiza-se, conforme já explicitamos, para o desenvolvimento do letramento do professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e da análise das situações sócio-comunicativas, tendo o texto como eixo central da resolução de problemas.2

Nos Cadernos de Teoria e Prática, busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico. Essa postura aponta, sobretudo, para uma perspectiva em que o texto é visto como a concretização das situações de interação e um produto de condições sócio-históricas, em que a significação é o ponto central.

Assim, a formação do professor e o desenvolvimento das ações de ensino-aprendizagem devem privilegiar o processo de significação que considere o texto e as relações

intertextuais definidas sócio-historicamente pela cultura. Considerando que o professor de 5ª a 8ª séries (6° ao 9° anos) é um profissional formado no curso superior e que leciona nas diversas regiões do país, a proposta é que o trabalho com os textos clássicos e consagrados se mescle com os dos autores regionais e as formas da cultura popular, ao mesmo tempo em que se fazem pontes com os assuntos mais relevantes no plano internacional. Essas considerações levam à definição da linha dorsal do programa como uma construção de cadernos de estudo a partir de temas transversais propostos nos PCN e significativos tanto para o professor quanto para o aluno dos ciclos em foco.

A escolha do tema de cada TP comanda, primeiramente, a seleção de textos nos mais

diversos gêneros discursivos, além de outras produções culturais e artísticas, abrindo-se um amplo leque de leitura. Todos os temas serão construídos com os professores por meio da análise e da reflexão; haverá, para cada tópico, os momentos de sínteses, como elaborações do próprio professor. Tais sínteses têm momentos de construção individual e momentos de construção coletiva. Daí a importância das oficinas que reúnem cursistas e formador em uma ampla discussão dos temas e da transposição para a prática pedagógica. Em cada caderno, haverá, ainda, a busca do alargamento de horizontes dos professores: serão sugeridas outras manifestações sobre o tema do TP ou da Unidade, no sentido de ampliar o campo de análise e discussão das questões abordadas. Assim, serão indicados filmes, peças de teatro, composições musicais, obras literárias, obras de artes plásticas que dialoguem entre si e com o tema proposto. Sistematicamente, as considerações em torno do avanço da competência comunicativa do professor são levadas para o campo de sua prática, procurando-se a transposição adequada de conteúdos e situações, em função dos alunos de 5ª a 8ª séries (6° ao 9° anos)3.

Diferentemente de outros cursos de formação continuada, o Gestar não traz novidades prontas para atualizar o professor em relação a novas abordagens teóricas, mas o aproxima de discussões atuais criando espaços para debates, comparando novas idéias com outras aprendizagens e experiências profissionais, analisando, expondo sua opinião e refletindo sobre o “novo” em relação ao trabalho que vem desenvolvendo em sala de aula, buscando uma maior aproximação da prática pedagógica dos cursistas buscando articular a abordagem teórica com as situações práticas e a reflexão para a confrontação de experiências com o estudo em questão. Dessa maneira se insere a formação continuada de professores de Itagi- BA que de acordo com Feiman, citado por Garcia (1983 apud 1999, p.26) a formação contínua ou permanente “inclui todas as atividades planificadas pelas instituições ou até pelos próprios professores de modo a permitir o desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento do seu ensino”. Assim, a aprendizagem profissional do professor nunca se acaba, pois os professores defrontam-se com situações em sala de aula que geram necessidades, dificuldades e expectativas diferenciadas.

Considerando que o GESTAR é um programa conjunto do Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação com o intuito de implementar a formação continuada dos professores, dessa forma, sob a minha orientação formou-se o grupo de estudos, que é o momento presencial da sistematização no processo de formação. Assim, todos os professores da rede municipal, que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental, das áreas de Lingua Portuguesa e Matemática, foram convidados a participar do GESTAR, que tem nos momentos presenciais a troca de saberes entre docentes, sugestões para a superação de problemas e a integração das escolas da rede.

Durante os encontros procuramos levar mensagens que nos leva à reflexão, usamos dinâmicas para formação de grupos, jogos e brincadeiras onde os cursistas possam se sentir envolvidos e motivados na prática de ensino/aprendizagem. Conforme orientação as oficinas são realizadas da seguinte maneira: retomada do processo de estudo e questionamentos sobre as Unidades estudadas, lição de casa - avançando na prática -, desenvolvimento de uma atividade, avaliação da oficina e introdução das novas unidades. É importante destacar que os cursistas levam as atividades propostas nos encontros do Gestar para a sala de aula, comprovando que as discussões são relevantes e que podem e devem ser feitas para que o docente possa fazer reflexões da sua prática pedagógica e melhorar o seu desempenho como educador.

1 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília: MEC/SEB, 2008, p.14-23

2 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília: MEC/SEB, 2008, p.35

3 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília: MEC/SEB, 2008, p.34- 44

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