terça-feira, 18 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO

A escola é lugar de gente que pensa sobre o que faz e faz o que pensa.
Laura Monte Serrat Barbosa

O presente blog tem a finalidade de registrar aspectos essenciais e mais relevantes da implantação e implementação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II no município de Itagi, com objetivo de possibilitar aos professores de Lingua Portuguesa que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental, um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências, no que tange a compreensão, interpretação e produção dos mais variados textos. Pretende também contribuir para a inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes capacidades não só de analisar as várias situações de convivência social como também se expressar criticamente em relação a elas.
Este blog caracteriza-se como um importante instrumento de reflexão planejamento e avaliação das ações do Gestar, do percurso da professora/formadora e dos demais professores/cursistas, como também registrar a troca de experiências vividas no grupo e em sala de aula, com a finalidade de melhorar a nossa prática pedagógica e, consequentemente, elevar a qualidade da educação publica do nosso município.
Elaborar este blog significa registrar uma trajetória vivida, narrar a própria experiência e dos demais colegas do grupo, a partir de fatos significativos, privilegiando a dimensão reflexiva, a busca do diálogo constante entre prática e teoria, sem perder de vista, a aprendizagem significativa de crianças, jovens e adolescente que esperam da escola, muito mais que a simples transmissão de conteúdos e informações, mas que precisa se instrumentalizar para, de forma consciente, intervir e modificar a realidade sócio- cultural.
Em suma, este documento reflexivo, pretende dar ciência, mas principalmente, deixar um registro histórico deste rico tempo de mudança, organização e crescimento na vida deste grupo de professores que tem buscado, de forma verdadeira, se apropriar dos conhecimentos teórico-práticos para avançar na qualidade social da educação em nosso município. É também a consciência de que uma política de formação continuada em serviço, "tem a ver com a constituição do profissional e da pessoa e não do armazenamento de experiências e ideias de outras pessoas. Essa constituição profissional precisa ser realizada com vivências que tem relação com o cotidiano" (BARBOSA, 2009, p.26). E esse novo constituir-se requer o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais que não constam nos currículos de formação docente. Ser professor, então, pressupõe um re-fazer-se constante e a certeza de que é preciso ter domínio dos conteúdos, mas acima de tudo, reconhecer-se aprendente, fazer-aprendiz, "despindo-se de conceitos e preconceitos, abrindo-nos para a vida e para o exercício da profissão como eternos aprendizes" (CALDEIRA, 2009. p.143).

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