terça-feira, 28 de julho de 2009

É hora de inovar e renovar, traçar caminhos que possam transcender o inesperado ou o complexo e criar conexões com o ainda não pensado ou o não ousado.
Isabel Cristina Hierro Parolin
O Gestar chegou em Itagi e promete!!!!!!!!

Poder ser um professor "suficientemente bom" não se consegue com técnicas ou com cursos. Requer um trabalho constante consigo mesmo para construir uma postura, um posicionamento com o aprendente, o qual resultará em modos de ensinar. Um bom ensinante é um bom aprendente. A difícil tarefa do professor ou da professora pode tornar-se prazerosa quando almeja fazer consigo mesmo o que propicia aos outros.
(FERNÁNDEZ, 2001, p.36)



Após algumas expectativas e muita ansiedade por parte de todos nós, enfim iniciamos o tão esperado Programa Gestão da Aprendizagem Escolar e para "celebrarmos" essa chegada, resolvemos fazer uma Aula Inaugural. Para isso nos reunimos na Câmara Municipal de Vereadores de Itagi, no dia 15 de abril de 2009, dando inicio ás 14 horas ao nosso gostoso encontro, que reuniu professores, gestores, estudantes, funcionários e algumas pessoas da comunidade. Lá estiveram presentes também a prefeita municipal Professora Wanda Argollo Pinto e a Secretária de Educação do município Professora Norma Gomes Silva Santos.
Com objetivo de favorecer uma afetuosa relação, os presentes foram recepcionados com cartãozinho de boas vindas. Modéstias a parte, tudo com muito capricho!!!!
Em seguida, demos inicio a programação com a nossa apresentação como professoras - formadoras (eu) de Língua Portuguesa e (Juliana) de Matemática, falando de nossas expectativas e do grande desafio que é estarmos atuando como formadoras.
Dando prosseguimento, a secretária municipal de educação proferiu algumas palavras falando da importância da formação continuada para o bom desempenho profissional dos educadores, seguida da prefeita que saudou a todos e desejou um ótimo Gestar.
Como de costume, sempre começo os encontros, fazendo uma leitura compartilhada (boa herança do PROFA!) a propósito: Meu primeiro dia de aula. Depois apresentamos, em slides, o Gestar, destacando aspectos importantes como: caracterização, modalidade, formatação, avaliação, carga horária, enfim, um breve resumo dos fundamentos da proposta pedagógica do programa.
Demos seguimento com a exibição do curta Donald no país da Matemágica, sob a perspectiva da análise lingüística e matemática. Após uma breve discussão acerca dos principais pontos, realizamos sorteios de livros de gêneros diversos e kits pedagógicos. Antes de encerrarmos a aula inaugural entregamos o calendário de encontros do mês, passamos alguns informes, a freqüência. Fizemos os agradecimentos e encerramos com o fantástico vídeo de Mercedes Sosa: Eu só peço a Deus.
No olhar de cada professor que estava presente, podemos sentir o encantamento, e a magia que invadiu as nossas almas, enchendo-nos de esperança, motivação e muita, muita responsabilidade...muitos desafios a serem superados, paradigmas a serem quebrados, hábitos a serem (des)construídos, enfim, re-escrever a nossa história profissional, reconstruir a nossa prática pedagógica, é re-fazer nossa identidade profissional, tarefa que exige o reconhecimento de nossa incompletude. Exige comprometimento!
Sabemos da grande tarefa que nos aguarda, uma vez que belos discursos e ótimas teorias não transformam ninguém, muito menos boas práticas desprovidas de um pensamento que sustente essas ações. Ou seja, aprende-se a escrever, escrevendo, aprende-se a fazer, fazendo.
Para alcançarmos sucesso nessa jornada torna-se necessário um refletir constante. Para desenvolvermos o papel de professoras - formadoras, devemos aprender muito, mas também devemos desaprender/desconstruir, conforme Júlio Furtado (2007), nos sugere:
Faz-se urgente a implantação de programas que, de fato, sensibilizem as crenças dos professores. A transformação da prática é resultado da transformação da crença nessa prática, e crença não se transforma por decreto ou por pressão. Transformar crenças exige um trabalho dentro de quatro constantes e incansáveis dimensões: tempo, diálogo, prática e apoio. Quanto mais sincronizados os três últimos, menor será o primeiro. Diminuir o tempo e transformar de imediato tem sido a exigência de muitos sistemas, que infelizmente, têm colhido resultados desastrosos e provocado conseqüências catastróficas no resultado de aprendizagem.
(FURTADO, 2007, p.90)

Aqui reside o grande desafio: promover a aprendizagem de professores formados, alguns com uma longa carreira profissional, com crenças enraizadas, práticas estabelecidas.
O primeiro passo foi dado, agora é caminhar, caminhar, caminhar...
Estou bastante otimista. De resto é apostar pra ver.